quarta-feira, 8 de agosto de 2012

OPORTUNISMO E MÁ FÉ EM LAGUNA




O Candidato à Vice - Prefeito, Jefferson Araújo Crippa (PT) Laguna, tentou criar uma falsa polêmica em seu  facebook  com objetivos puramente eleitorais. O candidato com argumentos falsos tenta jogar a culpa da demora de indenizações da estrada SC 100, em Laguna, prá cima seus adversários políticos. Mas a população está atenta e sabe distinguir o joio do trigo. O oportunismo eleitoral de Crippa teve uma resposta à altura da Professora Adriana Padilha, que atua à 30 anos no Magistério. 

Fonte: Blog Crítica Laguna

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA CONCURSO PARA PROFESSORES EFETIVOS



Depois de oito anos sem realizar concurso público, o governo do Estado anunciou que fará um processo para contratação de 2 mil professores efetivos. Hoje, há 22 mil efetivos e 19 mil professores contratados em caráter temporário (ACT). Na região, são 119 vagas.
Para a regional de Braço do Norte são 33 vagas; em Laguna, 44 e Tubarão, 42. As inscrições para o concurso devem ser feitas até o dia 5 de setembro, pelo site da Acafe (www.acafe.org.br). O custo da inscrição é de R$ 50 e é necessário ser professor habilitado na área de interesse. Cursos de pós-graduação serão avaliados na prova de títulos, que é classificatória e ocorre após a objetiva, que é eliminatória. A prova objetiva ocorre no dia 30 de setembro. O edital pode ser conferido no site da secretaria de Educação, contudo, o documento não especifica no quadro de vagas a carga horária de cada uma.
Mesmo com o anúncio do concurso para efetivos, o governo mantém a programação para as provas que selecionarão os ACTs. Apesar de ser uma reivindicação da categoria e um dos itens do acordo de greve, a medida não agradou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte). “Vamos nos reunir na quinta-feira (amanhã) para avaliar o edital. Porém, o número de vagas anunciado não contempla as necessidades das escolas. Poderemos estudar alguma ação para que este número seja ampliado. Porque não adianta efetivar 2 mil professores se a necessidade é de 19 mil, porque é esse o número de temporários”, observa a dirigente do Sinte, Tânia Fogaça.

Fonte: Jornal Diário do Sul



VERDADES DA PROFISSÃO DE PROFESSOR


Mestre Paulo Freire
“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
Um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

                           
Paulo Freire


Sociedade e governo se unem para combater violência contra às mulheres

Maria da Penha 

Pioneira na luta pela proteção à mulher, a convenção tem como uma de suas principais conseqüências a Lei Maria da Penha, responsável pela criminalização da violência contra a mulher desde 2006, já que prevê punição para os agressores.

Números do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelo Dieese, mostram que quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica.
Dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) revelam aumento da formalização das denúncias. Os atendimentos da central subiram de 43.423 em 2006 para 734.000 em 2010, quase dezesseis vezes mais.
A cidadã brasileira conta também com o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Lançado em 2005, o plano traduz em ações o compromisso do Estado de enfrentar a violência contra a mulher e as desigualdades entre gêneros.
Uma dessas ações práticas é o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado três anos depois. A iniciativa conta com investimentos de R$ 1 bilhão em projetos de educação, trabalho, saúde, segurança pública e assistência social destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Entre esses projetos do pacto estão: 

•    Construir, reformar ou equipar 764 serviços da Rede de Atendimento à Mulher; 
•    Capacitar cerca de 200 mil profissionais nas áreas de educação, assistência social, segurança, saúde e justiça; 
•    Capacitar três mil Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros Especializados de Assistência Social (CREAS) para atendimento adequado às mulheres em situação de violência; 
•    Ampliar o atendimento da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), dentre outras ações.

Fonte e Dados Governo Federal.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Organização criminosa atenta contra liberdade de opinião e manifestação em Imbituba

Centenas de placas de propaganda eleitoral da coligação “Prá Frente Imbituba” encabeçada pelos Vereadores Christiano Lopes (PSD) e Thiago Machado (PMDB) estão sendo destruídas.
Especialistas em segurança afirmam que “como são muitas placas danificadas e destruídas, o serviço não é de simples vândalos, mas de uma organização criminosa que tem um comando”.
Noticias divulgadas nas redes sociais dão conta que criminosos foram flagrados por populares cometendo o crime, mas que não puderam ser identificados porque usavam toca ninja, mas um carro foi identificado e nas próximas horas o comando dessas operações que atentam contra as liberdades de manifestação e de opinião será desbaratado.

INFIDELIDADE E HUMILHAÇÃO

Vereador Cláudio Raio X
Pedido de CPI realizado por cidadão de Imbituba contendo um robusto processo com cópias de vários documentos comprovando a contratação de funcionários fantasma pelo prefeito José Roberto Martins, Jaison Cardoso e o Secretário Daniel Arantes foi arquivado na noite de ontem (6), pela maioria dos vereadores. Dois vereadores votaram a favor, Christiano Lopes de Oliveira (PSD) e Thiago Machado (PMDB). Fato inusitado foi o Vereador Cláudio do Raio X (PMDB) que num plenário lotado votou pelo arquivamento do processo. A maioria dos Vereadores de Imbituba simplesmente cuspiram no pão que comeram. Foram eleitos para fiscalizar e legislar e por interesse inconfessos jogam para baixo do tapete a sujeira, a negociata a ética e o compromisso com o cidadão. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Uso indevido do Fundo Municipal de Saúde gera impugnação em Laguna e investigações em Imbituba


Foto Candidata Tanara

A Juíza Lara Zanotelli indeferiu a candidatura da Advogada Tanara Cidade de Souza (PT). A impugnação na Justiça Eleitoral da candidatura de Tanara foi pelo fato que quando Secretaria de Saúde de Laguna usou o Fundo Municipal de Saúde para pagar multa de transito sofrida por seu motorista. O prazo para decisão dos juízes eleitorais sobre impugnações terminou ontem.
Caso parecido aconteceu na cidade Imbituba, onde a Secretaria de Saúde Madalena Domingos Nunes também usou o Fundo Municipal de Saúde para pagar quase 5 mil reais por um  premio com critérios duvidosos, recebido da Empresa MS Eventos e Participações em Florianópolis. A diferença é que Madalena não é candidata e apesar de estar sob investigação ainda continua comandando a precária saúde de Imbituba.


Foto Secretária Madalena



ESTADO DE SANTA CATARINA

TRIBUNAL DE CONTAS DO

ESTADO DE SANTA CATARINA

PROCESSO:

DEN 12/00210724UG/CLIENTE: Prefeitura Municipal de Imbituba


REPRESENTANTE: Ricardo Duarte de Oliveira


ASSUNTO: Irregularidades em despesas com prêmio à Secretária Municipal de Saúde.


DESPACHO Nº GACMG 36/2012


Trata-se de Representação encaminhada a esta Corte de Contas pelo Sr. Ricardo Duarte de Oliveira, contendo solicitação para apuração de possíveis irregularidades no âmbito da Prefeitura Municipal de   Imbituba, no que tange à realização de despesas com prêmio à Secretária Municipal de Saúde.


Os autos foram à Diretoria de Controle dos Municípios, que sugeriu o conhecimento da Representação, tendo em vista o preenchimento dos requisitos previstos no art. 65, § 1º, da Lei Complementar n. 202/00, bem como a adoção de providências, inclusive diligências, inspeções e auditorias que se fizerem necessárias junto à unidade gestora (Relatório 1.860/2012, fls. 17-19).


Em parecer, o Ministério Público opinou no mesmo   sentido (Despacho GPDRR/070/2012, fl. 20).


Com efeito, pela análise dos autos vislumbram-se a presença de todos os requisitos necessários ao conhecimento da presente Denúncia e à adoção das providências pertinentes à apuração dos fatos apontados na peça informativa de fls. 02-03 e documentação anexa às fls. 04-16.


Ante o exposto, diante das razões apresentadas pelo órgão de instrução e com fulcro no que dispõe o art. 96 da Resolução TC-06/2001, alterado pelo art. 4º da Resolução TC-05/2005, decido:


1. Em preliminar, conhecer da Denúncia, formulada nos termos do art. 65 da Lei Complementar n. 202/2000, acerca de supostas irregularidades praticadas no âmbito da Prefeitura Municipal de Imbituba, no que tange à realização de despesas com prêmio à Secretária Municipal de Saúde.


2. Determinar à Diretoria de Controle dos Municípios que sejam adotadas providências, inclusive auditoria, inspeção ou diligência, que se fizerem necessárias junto à Prefeitura Municipal de Imbituba, com vistas à apuração dos fatos apontados como irregulares.


3. Determinar à Secretaria Geral (SEG/DICE), nos termos do art. 36 da Resolução n. TC-09/2002, alterado pelo art. 7º da Resolução nº TC-05/2005, que proceda à ciência do presente despacho aos Conselheiros e aos demais Auditores.


Cumpra-se.



Gabinete, em 05 de junho de 2012.


Cleber Muniz Gavi

Auditor Substituto de Conselheiro


Relatoria

domingo, 5 de agosto de 2012

Agente tucano ataca na feijoada da amizade


A feijoada da amizade realizada neste sábado recebeu visita constrangedora de Everaldo de Paula, aquele que deu sumiço nas Atas da Convenção do PMDB de Imbituba.
Fontes nos informaram que quando o camaleão Everaldo se aproximava para bater fotos as pessoas corriam com ele. Um cidadão chegou até a chamar a polícia dizendo que havia reconhecido o “ladrão de Atas”. Réu confesso do sumiço das Atas, Everaldo ganhou mais um apelido na cidade “ESPALHA BOLO”.

"SE É SIGILO CHEFE, TEMOS QUE USAR O VELHO TRUQUE DA ESCUTA”




O escandaloso depoimento do vereador Jaison Cardoso a Polícia Federal  referente à Convenção do PMDB de Imbituba é uma peça rara de intromissão em assuntos alheios, de tentativa de obter vantagens na votação da convenção do PMDB e quebra de confiança, quando grava conversas com pessoas da cidade para uso eleitoral.
Na Policia Federal Jaison disse que "reuniu dia 13, portanto dois dias antes da convenção PMDBISTA,  27 convencionais detentores de 32 votos  e que tudo estava acertado para o apoio desses convencionais a coligação PMDB X PSDB". Ora o voto na convenção é estatutariamente secreto e o srº Jaison fez na prática uma pré convenção clandestina  para marcar seus votos. A atitude do vereador de interferir em outra agremiação partidária para colher vantagens pessoais ou seja conseguir que o PMDB fosse vice de sua candidatura a Prefeito é uma completa inversão de valores.

O depoimento de Jaison é baseado no que os outros falaram e dificilmente poderá provar o que disse. A quebra de confiança com a atitude de ficar gravando conversa poderá trazer a Jaison rejeições e desconfianças no seu convívio social.
 Veja o depoimento na integra: