quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Porto de Imbituba: União consegue derrubar liminar e prefeito faz lobby em favor da Companhia Docas

Estudo inédito feito pela consultora Booz & Co., sob encomenda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mostra que há décadas o sistema portuário público sofre com as consequências de uma má gestão financeira

A União conseguiu derrubar a liminar que mantinha a Companhia Docas na gestão do Porto de Imbituba. A concessão da empresa encerrou sábado (15), após mais de 70 anos, mas os representantes haviam conseguido na justiça, por meio de uma tutela antecipada, o direito de permanecer à frente da administração.   
Único porto público do país administrado por uma empresa privada, Imbituba (SC) virou exemplo de fracasso operacional e é foco de suspeita de irregularidades. Nos últimos dez anos, acumulou prejuízos de R$ 99,8 milhões e é o 19º porto público em movimentação total de cargas
Mesmo com esses dados de insucesso empresarial, o Prefeito Jose Roberto Martins (PSDB) vem encabeçando lobby em favor da CDI (Compahia Docas).
 “Recebi uma ligação hoje (ontem) da SC Parcerias avisando virão para assumir a gestão do porto, acompanhados por algum representante da secretaria especial de portos”, revelou o prefeito.
Segundo Martins, o acionista majoritário da Docas já começou a estudar um novo recurso judicial, para tentar reverter novamente a situação.
Numa atitude questionável o prefeito vai mais longe, semeia o medo entre os funcionários da Docas e coloca todos contra a nova administração portuária: “Os trabalhadores estão assustados, há muita especulação. Não se tem nenhuma garantia de que o estado vai manter os trabalhadores, que não são funcionários do porto, e sim da Docas” diz Jose Roberto.
Ora! o porto foi usado anos após anos com fins políticos partidários e com a maior cara de pau o prefeito faz uma declaração dessa achando que todos são imbecis.
“Politicalha” à parte, a estimativa do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) é que, em um ano, o movimento de navios aumente cinco vezes. Somente para 2013, é prevista uma movimentação Record.