sábado, 22 de agosto de 2015

Deputado Federal Esperidião Amin eleito novo Presidente do PP Catarinense

Esperidião Amin

Passando dificuldades por uma crise política, ética e moral a nível nacional o PP (Partido Progressista) busca novos ares visando as eleições municipais de 2018. 
Em Santa Catarina não foi diferente, a operação da PF contra o influente ex-Deputado Pizzolatti, enrolado até a “medula” na operação lava jato e a desgastante aventura do Presidente Joares Ponticelli na eleição para Governador ano passado enfraqueceu e criou desconfianças para com a legenda.                   

Neste contexto surge a candidatura do Deputado Esperidião Amin para Presidente Estadual da sigla e a vitória por consenso mostra que os Progressistas sentiram o golpe e elegem a unidade partidária como saída para a crise.

Hoje, no ND (notícias do dia) o colunista Roberto Azevedo faz uma análise interessante sobre a eleição de Amin à Presidência do PP e os bastidores da política no Estado, confira:

“A convenção estadual do Partido Progressista, neste sábado, na Assembleia Legislativa, tem uma conotação muito maior do que a escolha por aclamação de Esperidião Amin para o comando da sigla. Ex-prefeito de Florianópolis por duas vezes, governador do Estado também em dois mandatos e senador, o atual deputado federal, que já concorreu à Presidência da República, em 1994, tem o histórico para reforçar a sigla, missão que se inicia na eleição municipal do ano que vem e que pavimentará um caminho mais auspicioso para 2018”. 

“A saída do senador Luiz Henrique da cena política, as pré-anunciadas disputas internas entre Eduardo Pinho Moreira, Mauro Mariani e Dário Berger, no PMDB, e uma discussão que tende a crescer na manutenção ou não da aliança com o PSD, auxiliam em um provável crescimento de Amin para concorrer ao governo. Nem o PSD, de Raimundo Colombo, fica livre de debates localizados, pois o presidente da Assembleia Gelson Merisio trabalha para consolidar a liderança e o nome para postular o cargo Centro Administrativo, enquanto o deputado federal João Paulo Kleinübing (secretário da Saúde) é visto como aposta em caso de recomposição de uma coligação com os peemedebistas.
Amin nem pré-candidato é e, em torno de sua possível ascensão, já especula-se inclusive nomes de vices na chapa, como o do deputado federal João Rodrigues, que faz mistério e tem um mês para decidir a troca de casa , uma migração para o DEM, de onde um dia saiu para fundar o PSD. O novo presidente do PP assanha múltiplas composições, que vão de acordos futuros como o PSDB, o PT ou o próprio PSD, além de outras tantas siglas. Fora mesmo só fica o PMDB”.
 

Comunidade questiona o Secretário Regional Caio Tokarski: “Agora sem Escola de ensino médio e sem creche”

Segundo maior bairro de Tubarão fica sem escola de Ensino médio e alunos são transferido para o bairro Santo Antônio de Pádua que fica do outro lado da cidade

Comunidade do bairro passagem em Tubarão está em pé de guerra com Secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão Caio Tokarski pelo fechamento da Escola Educação Básica João XXIII. Acusam as gestões de Tokarski e anteriores de descaso. Segundo moradores “o desfecho foi esse, quiseram e fizeram tanto pelo fechamento da nossa escola, que CONSEGUIRAM. Alegando que o bairro precisava de creche. Agora a Passagem ficou sem ESCOLA DE ENSINO MÉDIO e SEM CRECHE”.

A reportagem do Diário do Sul de hoje (21) dá um panorama de quantas anda o imbróglio.

“O governo do Estado vai, possivelmente ainda hoje, informar ao Exército de Tubarão a devolução da área onde funcionou durante vários anos a Escola João XXIII, desativada no começo de 2015.

Ao informar o fechamento da escola, em fevereiro, o governo estadual apontou que o local seria cedido à prefeitura de Tubarão para a abertura de um Centro de Educação Infantil. Ficou claro que a cessão seria inviável quando a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) foi buscar a documentação necessária e verificou que o terreno não pertence ao Estado de Santa Catarina, mas sim à União, mais especificamente ao Exército.

“O terreno foi concedido ao Estado enquanto este estivesse sendo utilizado pelo governo. Como houve a desativação da escola e o espaço não está sendo utilizado, gerando até mesmo um problema de insegurança, sendo alvo de vandalismo, o Exército solicitou informações sobre o que será feito no local”, informa o comandante do Exército de Tubarão, major Gilson Tomelin.
Tomelin deixa claro que o Exército não chegou a solicitar o terreno de volta à sua posse, apenas pediu detalhes sobre o destino que seria dado ao local. “Por enquanto não há nada definido sobre isso. 
Estamos aguardando a manifestação do governo do Estado”, apontou em entrevista ao DS ontem.
Em conversa com o secretário de Desenvolvimento Regional, Caio Tokarski, este apontou que, como o Estado não tem a propriedade do terreno, não pode ceder a outro ente, no caso, a prefeitura de Tubarão. “Mantemos nosso desejo de que o local seja utilizado para um CEI, mas vamos optar por devolver o terreno ao Exército neste momento, pois é este órgão que tem a propriedade”, afirmou.

Segundo Caio, o fato de o terreno estar desocupado tem gerado problemas, como a necessidade de pagar seguranças para tentar amenizar o problema do vandalismo. “Isso é um custo extra ao Estado”, diz o secretário.

Ele explica que, para que a ideia da instalação do CEI pela prefeitura seja possível, o poder municipal teria que pedir uma nova cessão do terreno ao Exército, que pode aceitar ou não o pedido. “Agora o Estado não tem mais o que fazer. Devo responder ao Exército amanhã (hoje), informando oficialmente que a escola foi desativada e que devolvemos a posse da área”, diz.

Histórico
A E.E.B. João XXIII foi oficialmente desativada em fevereiro, gerando revolta na comunidade, já que o fechamento foi comunicado poucos dias antes do começo das aulas, através de ofício assinado pelo secretário de Educação do Estado de Santa Catarina, Eduardo Deschamps.

Os vereadores enviaram um pedido ao secretário com o objetivo de solicitar que a decisão fosse reconsiderada, e a comunidade realizou manifestações para impedir o fechamento, mas a decisão permaneceu.

O bairro Passagem, onde está localizado o terreno, é o segundo maior da cidade de Tubarão, com uma população de dez mil habitantes. Pais, alunos e professores também realizaram manifestações pelo não fechamento. A Secretaria de Educação do Estado determinou a transferência dos estudantes para a Escola Jovem, no bairro Santo Antônio de Pádua. O prédio da Escola João XXIII foi colocado à disposição da prefeitura de Tubarão para que fosse usado para atender crianças, em formato de CEI.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Eduardo Cunha sofre nova derrota - Justiça Federal veta pedido da Câmara e Catta Preta não será intimidada

Câmara e CPI da Petrobrás enquadradas pela Justiça

A Justiça Federal indeferiu o pedido da Câmara dos Deputados que pretendia obter explicações relativas às declarações da advogada Beatriz Catta Preta em entrevistas ao jornal O Estado de S.Paulo e ao Jornal Nacional, da Rede Globo, em julho, quando afirmou que se sentia intimidada por integrantes da CPI da Petrobras. O juiz José Tarcísio Januário, da 2ª Vara Federal em Barueri/SP, entende que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) e o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB/PB), caso queiram, devem fazer o pedido via judicial 'em nome próprio'.

"A Câmara dos Deputados não tem legitimidade para em nome próprio vindicar direito alheio, pelo que, eventuais deputados, incluindo o presidente da CPI da Petrobras e o próprio presidente da Câmara, caso o queiram, devem deduzir pedido em nome próprio".

A decisão representa importante triunfo de Catta Preta no embate histórico com a CPI da Petrobras. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (21/8) pelo Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal de 1º grau de São Paulo.

Catta Preta é o artífice da Lava-Jato. Ela defendeu e orientou os principais delatores do esquema de corrupção na Petrobras, entre eles o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa (Abastecimento), que apontou deputados, senadores, governadores e ex-parlamentares como supostos beneficiários da rede de propinas.

Catta Preta também defendeu o lobista Júlio Camargo, que acusa o presidente da Câmara de tê-lo pressionado, em 2011, por uma propina de US$ 5 milhões.

O embate entre a CPI e Catta Preta começou quando os deputados a convocaram para revelar quanto recebeu de honorários dos delatores. A Ordem dos Advogados do Brasil saiu em defesa de Catta Preta, assim como outras instituições da advocacia. O Supremo Tribunal Federal decidiu que Catta Preta não precisa revelar tais dados, sob pena de violação das prerrogativas do advogado.

Na entrevista ao Estadão e à TV Globo, no final de julho, Catta Preta disse que "era ameaçada insistentemente" e se sentia intimidada por declarações de parlamentares da CPI da Petrobras. A Câmara foi à Justiça Federal com pedido de explicações alegando que as acusações "são gravíssimas e atingem diretamente ao órgão e seu atual presidente, o deputado federal Eduardo Cunha".
Ao indeferir o pedido da Câmara, o juiz José Tarcísio Januário, da 2ª Vara Federal em Barueri (SP), destacou que das declarações da advogada "não se extrai qualquer imputação de calúnia ou difamação contra o órgão legislativo".

Agências

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Desgastado Robson Caporal cai.


O ex- secretário das 19 SDR - Laguna, Robson Caporal acumulou desgastes no exercício da função e Colombo o exonerou do cargo. Um dos motivos desse desgaste foi à reforma da escola estadual Almirante Lamego que na época virou caso de polícia. Abaixo transcrevemos matéria da época do Jornal Diário do Sul sobre o fato.

Secretaria diz que não houve prejuízos

A escola estadual Almirante Lamego, de Laguna, há anos espera por reforma e ampliação, mas o que estava próximo de ser realizado acabou virando caso de Polícia Civil. No inquérito, foram apurados crimes de violação de sigilo de proposta, fraude em licitações e improbidade administrativa.  Segundo o delegado responsável pelo caso, Flávio Gorla, os responsáveis serão indiciados e o caso será encaminhado ao Ministério Público.
“Envelopes dos três primeiros colocados haviam sido abertos antes da apresentação, como forma de favorecer a empresa quarta colocada, que apresentava proposta de mais de R$ 1 milhão em comparação com as outras três primeiras”, explica o delegado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Robson Caporal, através da assessoria de imprensa, há cerca de quatro meses, durante a abertura de envelopes dos habilitados no processo licitatório, a empresa reclamou sobre a falta de documento.
Nesta época, ele recém-assumia o cargo e mediante o fato determinou à comissão de licitação o cancelamento de todo o processo. “Esclarecemos, ainda, que a empresa está no direito de reivindicar, mas isso não significa que a reclamação seja pertinente. A licitação não foi realizada e prejudicou única e exclusivamente a comunidade escolar, sem causar prejuízos ao Estado ou a qualquer empresa participante”, ressaltou.
O projeto foi liberado para nova licitação. Atualmente, a escola atende 800 alunos e funciona em tempo integral.

Jornal Diário do Sul - 31/07/2015

Acaba a greve na saúde em Laguna SC

Foto G1
A greve deflagrada é suspensa pelos médicos e o setor de emergência do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos volta a atender a população.

Segundo o representante dos médico do setor de emergência, Roger Costa da Silva, houve um acordo com os representantes da prefeitura, o gestor pagará os R$ 25 mil em três parcelas, em setembro, outubro e novembro e para dezembro o prefeito garantiu que o município repassará R$ 100 mil mensais.

Dr. Roger, salienta que além do repasse  ficou acertado dois médicos plantonistas para atender no setor, das 13 às 23 horas diariamente e garantia de melhorias para o próximo mês. A comunidade agradece.


Cai Caporal e 19º SDR tem novo Secretário

Candemil
Informação vinda da terra de Anita dá conta que o Engenheiro Eletricista Mauro Vargas Candemil deve assumir,hoje (19), como Secretário da 19ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, conforme portaria assinada pelo Governador Raimundo Colombo.

O ex-secretário Robson Caporal, também do PMDB, pouco acrescentou à pasta e foi substituído.

O ex-candidato a Prefeito de Laguna Candemil, tem experiência acumulada e bom transito político, fatores que levaram a ser indicado.  

As peças do xadrez político são mexidas e o PMDB emplaca novamente importante base política visando as eleições de 2018 na região.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

"Pílula rosa" que trata falta de libido feminina é aprovada por especialistas nos EUA

Flibanserina foi recomendada para aprovação da Food and Drug Administration e pode começar a ser vendida nos Estados Unidos em breve

Nesta quarta-feira, um painel de especialistas recomendou à Food and Drug Administration (FDA, espécie de Anvisa dos Estados Unidos) que aprove para venda a flibanserina, droga testada para estimular a libido feminina. A votação foi marcada por forte lobby da indústria farmacêutica e por discussão da modesta eficácia do medicamento, que interage negativamente com álcool e causa efeitos colaterais como risco de desmaio, sonolência, pressão baixa e enjoos. A Sprout Pharmaceuticals, empresa responsável pela flibanserina, criou um grupo de mulheres, o Even The Score ("Iguale o Placar"), que atrelou a aprovação da droga a uma questão de emancipação feminina: segundo o grupo, é injusto que apenas os homens possam ter drogas para tratar suas disfunções sexuais.


Em seu discurso de apresentação no início da reunião que decidiu recomendar positivamente a droga, o Dr. Hylton V. Joffe, diretor da divisão de produtos ósseos, reprodutivos e urológicos da FDA, afirmou que o órgão "rejeita firmemente" acusações de preconceito de gênero. Segundo ele, não há drogas aprovadas para tratar a perda do desejo sexual — nem para homens, nem para mulheres (o Viagra trata disfunção erétil, não falta de desejo sexual).
Joffe reconheceu que há sim pessoas que se beneficiariam de tratamentos para a ausência de desejo. A questão é se os benefícios da flibanserina, considerados pela FDA "numericamente pequenos, mas estatisticamente significantes", eram expressivos o suficiente, dados os efeitos colaterais — embora a FDA tenha como hábito acatar as recomendações feitas por painéis como o que se reuniu na quarta-feira.
A flibanserina, uma pílula cor de rosa que deve ser tomada uma vez por dia, antes de dormir, seria aprovada para mulheres que ainda não chegaram à menopausa e que sofrem de uma falta de desejo sexual que cause moléstias — mulheres que têm a saúde física e mental intacta, estão felizes com seu relacionamento, mas apresentam desequilíbrio em certos neurotransmissores. O comprimido, que era pesquisado originalmente como um antidepressivo, age dosando o nível de alguns elementos químicos no cérebro, como a serotonina e a dopamina. 


Três testes clínicos com a flibanserina foram consistentes em resultados. As mulheres que participaram do estudo tinham uma média de dois a três "eventos sexuais satisfatórios" por mês no início do estudo. Quando começaram a tomar a droga, o número de experiências positivas aumentou, mas apenas em uma a mais por mês comparado com o grupo de mulheres que tomou um placebo. Em um dos testes clínicos, as usuárias do medicamento disseram ter tido 4,4 experiências sexuais satisfatórias durante um mês, comparado a 3,7 das mulheres que tomaram o placebo e 2,7 antes do início do estudo.
O que é
Auxiliar na cura do Distúrbio do Desejo Sexual Hipoativo (ou HSDD, na sigla em inglês), de acordo com a Sprout Pharmaceuticals. O distúrbio afetaria o córtex pré-frontal, responsável por tarefas do dia a dia, e as portadoras teriam problemas em "neutralizar" essa área. Ou seja: lembrando do aniversário do afilhado, do relatório que precisa ser entregue amanhã e da consulta com o dentista, a mulher teria mais problemas em sentir prazer — o chamado circuito de recompensa do cérebro — e motivação sexual.
O que não é
Não é uma droga que, como o Viagra, devolve o tesão imediatamente. O Viagra ajuda a aumentar o fluxo de sangue em direção ao pênis, suprindo uma função biológica, enquanto a flibanserina age reequilibrando os neurotransmissores da parte frontal do cérebro.
Funciona imediatamente?
Ao contrário do Viagra, que é tomado apenas quando se está prevendo uma relação sexual e funciona em poucas horas, a Flibanserina deve ser tomada diariamente e os efeitos podem ser percebidos depois de quatro semanas de tratamento. De acordo com o laboratório, não há uma duração padrão do tratamento, que deve ser definida pelo médico de referência.
De onde veio
Desenvolvida originalmente como medicamento para depressão, foi rejeitada pela FDA por ter mostrado pouca eficácia em testes clínicos. Mas um efeito colateral inusitado foi notado durante a fase de pesquisa: as mulheres que tomaram a droga começaram a ter experiências sexuais mais satisfatórias.
O que faz
De acordo com Stephen Stahl, professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia associado com a Sprout Pharmaceuticals, a flibanserina trabalha corrigindo o desequilíbrio nos neurotransmissores cerebrais, aumentando a secreção de dopamina (que aumenta a excitação e o desejo sexual) e noradrenalina (que estimula a excitação e o orgasmo) e diminuindo a de serotonina (que, em excesso, inibe o desejo, a excitação e dificulta o orgasmo).

No Brasil

Não há previsão de quando a droga será avaliada pela Anvisa e comercializada no país.


Por: Fernanda Grabauska ZH

Greve na saúde em Laguna SC

Atendimentos estão suspensos

Médicos do setor de emergência do Hospital de Laguna suspenderam o atendimento
Médicos do setor de emergência do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, no Sul catarinense, começaram uma paralisação nesta segunda-feira (17). Estão mantidos apenas os atendimentos de urgência. Os demais pacientes com consultas agendadas e  problemas menos graves estão sendo orientados a procurar postos de saúde.

Os profissionais reivindicam aumento do repasse da prefeitura para ampliar a carga horária, de modo a ter dois médicos por turno, em vez de apenas um. “Em um plantão, um médico sozinho chega a atender 50, 60 pacientes. A gente não quer aumento salarial, apenas sensibilizar para essa questão”, diz o representante dos médicos da emergência, Roger Costa da Silva.

De acordo com Costa, o outro pedido é para que a prefeitura não atrase mais “sistematicamente” o repasse mensal de R$ 75 mil ao hospital, o que impacta o pagamento dos médicos – atualmente, dois estão com salários atrasados, segundo o Silva.
“Com R$ 130 mil, conseguiríamos aumentar a carga horária e ter sempre dois médicos”, diz Costa. Segundo o médico, o trabalho na emergência só volta ao normal quando houver acordo.
Reunião com a prefeitura
Na manhã desta segunda, a prefeitura, a direção do hospital e médicos se reuniram para debater a questão. De acordo com a presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos, a prefeitura se comprometeu a fazer, ainda nesta segunda, o repasse de um dos dois meses de atraso.
"A outra parcela ficou para o período entre os dias 5 e 10 de setembro. Também estudarão uma forma de repasse de R$ 48 mil referentes à operação do último verão", disse Regina.
Em relação ao segundo médico por turno, a presidente afirmou que a prefeitura ficou de estudar a questão e de enviar um posicionamento. Uma das saídas pode ser reforçar a cobrança sobre o município de Pescaria Brava, que tem uma demanda de cerca de 12% do atendimento do hospital, segundo Regina.
"São feitos cerca de 300 atendimentos mensais a pessoas desse município, que não contribui com nenhum valor e onera o sistema", explica presidente do hospital.
De acordo com a Prefeitura de Pescaria Brava houve uma conversa há alguns meses atrás entre o hospital e o poder executivo municipal para que este contribuísse com a unidade de saúde. O convênio está na Procuradoria do município para ser finalizado.
Com relação à paralisação, a Prefeitura de Pescaria Brava disse que não foi chamada para nenhuma reunião sobre o assunto.
'Crise violenta'
Ao G1, o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, disse por telefone achar muito difícil aumentar o repasse. “O governo federal reduziu o fundo de participação dos municípios, e a Secretaria de Estado da Saúde não repassa recursos há cinco meses ao município. Falta o governo estadual pagar R$ 200 mil para o município e R$ 600 mil ao hospital”, afirmou o prefeito.

“Estamos buscando um entendimento, mas o país está numa crise violenta. Vamos procurar repassar as parcelas em atraso, mas não tem condições de dobrar o valor. O médico que faz um juramento tem o compromisso de atender o paciente”, disse o prefeito.

"Tem médico que acha que município está num mar de dinheiro. Quero ajudar, mas não podemos fazer milagre", complementou Santos. A reportagem do G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e aguardava retorno até a publicação desta reportagem.


Crédito G1

Prefeito de Laguna comenta cinicamente carta de rompimento da Vice


Prefeito de Laguna Everaldo dos Santos comentou cinicamente,ontem (17), na impressa falada o conteúdo da Carta Aberta divulgada pela vice-prefeita Ivete Scopel em que esta rompe unilateralmente com a aliança política.

O prefeito, entre outras soltou os seguinte petardos:

... “Me ligaram na quarta, quinta-feira, eu estava em Brasília, e me disseram que estava havendo uma carta, eu pensei até que era uma carta de renúncia”.

... “Eu não rompi com ninguém, se teve alguém que rompeu com a administração, se teve alguém que rompeu com a cidade, não foi o prefeito Everaldo”.

... “Eu nunca expulsei um companheiro, uma coligação”.

... “A vice-prefeita tem seu gabinete, seu telefone, sua estrutura”.

... “Tivemos prefeito na Laguna e a Laguna sabe quem é, que teve prefeito que no primeiro dia já rompeu, nem sala deu pra vice”.

... “Não é justo né? A sociedade pagar um salário, um alto salário de vice-prefeito e o vice-prefeito não ter o seu atendimento ao público. Então, é muito difícil isso”.

... “É lógico que a sociedade vai ficar revoltada, como vai entender um vice-prefeito ganhando sem trabalhar? Levando um alto salário ser dar justificação”?

... “Alguém quer criar um fato político e quando a pessoa quer criar um fato político, como ano que vem tem eleição, a pessoa quer dar uma desculpa, quer ficar na mídia pra poder ser candidato. É lógico, eu não tenho dúvida disso”.

... “Se eu tivesse que fazer uma carta aberta eu faria primeiramente renunciando ao meu salário, aí eu teria credibilidade, aí eu teria coragem de dizer: rompi com a administração”.


... “Mas nos próximos dias nós vamos responder à imprensa, com responsabilidade, com pé no chão, mostrando à sociedade”.


E a guerra continua

Foto - Valmir Guedes

Oportunismo

Em tom incisivo, na postagem publicada no Facebook, FHC diz que "conchavos de cúpula" não devolvem legitimidade ao governo que, por isso, não consegue conduzir o País. Fernando Henrique não defende abertamente que Dilma renuncie, mas diz que ela precisa de um "gesto de grandeza", como a renúncia ou assumir seus erros, para recuperar sua capacidade de governar. 

Diferença
GNN - "Em janeiro de 1999, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) enfrentava os ataques da oposição em função da crise econômica que assolava o País à época, Lula, então presidente de honra do PT, contrariou o próprio partido e pregou respeito ao resultado das urna"s.

"Lula voltou a sugerir a realização de um grande debate nacional com o objetivo de discutir soluções para a crise. Mas disse que a oposição só aceita conversar com FHC se o governo admitir que pode mudar o rumo de sua política econômica", publicou a Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal, o PT, na figura de Tarso Genro, cobrava a renúncia de FHC e a convocação de novas eleições como saída para a crise. Lula disse ao jornal que era contrário à medida, pois FHC tinha "20 e poucos dias de mandato" e não era correto achar que toda vez que um governante começa com o pé esquerdo ou tem graves dificuldades de gestão, a solução é a troca imediata. "Se eu achar que, porque as coisas vão ruins, o presidente tem de renunciar, daqui a pouco vai ter gente defendendo a renúncia dos governadores do PT", comentou.

Também atravessando crise econômica - e política - após a reeleição, a presidente Dilma tem sido alvo de ataques do PSDB de Aécio Neves, que tem ajudado a convocar protestos anti-PT, como o do próximo domingo (16), para pedir a renúncia da petista e a realização de um novo pleito.

A iniciativa do grupo de Aécio não é unanimidade dentro do PSDB. A ala que apoia a candidatura de Geraldo Alckmin, por exemplo, prefere aguardar que a tempestade passe naturalmente e pavimentar uma candidatura pela via democrática até 2018.

História

GGN  - reproduz a matéria sobre a postura de Lula em 1999 na íntegra, abaixo.

Da Folha

O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou de "prematura" e "precipitada" a proposta do ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro (PT) de convocar novas eleições presidenciais em outubro. Genro defendeu também a renúncia do presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Eu não acho que o problema do Brasil será resolvido com a antecipação do processo eleitoral. O problema poderia ter sido resolvido em 4 de outubro. Não foi. A população fez uma opção, certa ou errada, foi uma opção da maioria do povo", declarou Lula.

"Fernando Henrique tem 20 e poucos dias de mandato. Ele tem tudo para fazer, mas até agora não fez nada. Se eu achar que, porque as coisas estão ruins, o presidente tem de renunciar, daqui a pouco vai ter gente defendendo a renúncia dos governadores do PT. Aí, vai virar moda no Brasil", arrematou.

Embora tenha criticado muito a postura de FHC diante da crise, o petista afirmou que agora o papel do PT é mobilizar a sociedade para tentar mudar a política econômica do governo.
Lula voltou a sugerir a realização de um grande debate nacional com o objetivo de discutir soluções para a crise. Mas disse que a oposição só aceita conversar com FHC se o governo admitir que pode mudar o rumo de sua política econômica.

O petista anunciou que o PT vai promover, independentemente do governo, reuniões entre líderes da oposição, empresários e sindicalistas. Ele próprio vai, nos próximos dias, agendar encontros com o empresariado.

"Não acredito nessa história de pacto nacional. Para conversar com a oposição, o presidente precisa abrir mão de algumas de suas certezas. Pacto em torno do que o governo defende não é pacto."
Lula defendeu, indiretamente, a saída do ministro da Fazenda, Pedro Malan. "Eu não escolhi o Malan, não posso tirá-lo. Mas até em jogo de futebol quando o jogador vai mal, o técnico faz a substituição", disse.

"Não é possível que FHC não perceba que economistas de outros matizes discordam da equipe econômica. Aliás, o próprio José Serra (ministro da Saúde) não concorda com grande parte dessa política. Será que essa equipe econômica está tão certa? Ou será que o governo deixou se envenenar pelo beijo do FMI (Fundo Monetário Internacional) e não consegue escapar de suas orientações?"

Para Lula, em pouco tempo, caso seja mantido o ritmo de saída de dólares do país, o Brasil vai estar em situação de "moratória técnica". Ele acha que uma inflação de 4% ao ano não faria tão mal ao país. "A gente não deve ficar assustado se o Brasil tiver uma inflação de 4% ao ano. Não é burrice ter 4% de inflação com o PIB crescendo 3%. É burrice ter inflação zero com o PIB decrescendo."



Cientistas transformam células sanguíneas em neurônios

Neurônios: a técnica funcionou em testes feitos com ratos e humanos


São Paulo - Duas equipes de pesquisadores chineses conseguiram transformar células comuns de pele humana em células do cérebro, os neurônios.

As pesquisas podem revolucionar os tratamentos para o mal de Alzheimer, rejuvenescendo o tecido dos cérebros dos pacientes a partir de enxertos.
Os dois grupos usaram estratégias diferentes para converter células da pele em neurônios: uma equipe usou células da pele de ratos, enquanto o outro time usou a pele de humanos.

Os resultados dos estudos foram publicados em dois artigos, nesta quinta-feira (6), na revista científica Cell Stem Cell.

A equipe que trabalhou com células humanas retirou as amostras da pele de pacientes com Alzheimer, já que um dos objetivos da pesquisa era produzir neurônios que substituíssem as células danificadas nos cérebros das pessoas com demência.

A idéia é que, no futuro, quando um paciente manifestar os primeiros sintomas do mal de Alzheimer, os médicos possam usar essa técnica para retirar um pequeno pedaço da pele e gerar tecido cerebral saudável a partir dela.

Como os neurônios seriam construídos a partir do próprio corpo do paciente, não haveria risco de rejeição do organismo.

A técnica funcionou em testes feitos com ratos e humanos. Mas ainda deve demorar algum tempo até que ela seja usada como tratamento clínico para o Alzheimer. Ainda sim, os resultados são considerados animadores pelos cientistas.

Segundo o biólogo celular Hongkui Deg, professor da universidade de Pequim e um dos autores do estudo com ratos, o tratamento é barato e poderia ser feito com qualquer pessoa.
"[O tratamento] supera os desafios técnicos e as preocupações com segurança ligadas às manipulações genéticas, o que pode ser promissor em suas aplicações futuras", diz Deg.

Gabriel Garcia, Exame - de INFO Online

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Não existe “ditacurta” nem “ditabranda”. Defender intervenção militar é crime

“Qualquer manifestação em defesa de um golpe militar viola a forma política de como o estado brasileiro deve representar os valores de sua nação. O artigo 1º da Constituição Federal assegura que o país é um Estado Democrático de Direito”.

Estudo do Paraná Pesquisas divulgado hoje pela Gazeta do Povo mostra que 46% dos participantes da manifestação de domingo em Curitiba defenderiam uma “intervenção militar provisória” no país. 15% defenderiam a volta da ditadura militar.

Os números rompem a ideia de que uma “pequena minoria” é favorável a um golpe armado no Brasil.
Protestar contra a presidente (ou contra o prefeito, o governador ou qualquer parlamentar) é legítimo. Defender “intervenção militar” de qualquer gênero ou temporalidade (não existe ditacurta nem ditabranda) é um CRIME. E ponto.

Aí começam as relativizações de que um crime anularia os crimes cometidos pelo PT na Presidência. O perfil “olho por olho, dente por dente”, no entanto, não deveria ser compatível com o da maioria dos manifestantes – 63% com ensino superior completo. Muita dessa gente parece ter perdido as aulas de História.

No golpe de 1964, o primeiro presidente-general, Castelo Branco, se dizia um democrata. Ele se dispunha inicialmente a “arrumar a casa” em poucos meses e logo restabelecer a eleição direta para presidente. Queria o “moderado” Orlando Geisel como sucessor, mas teve que engolir o linha-dura Costa e Silva, em nome da “união” das Forças Armadas.

Costa e Silva editou o AI-5, em 1968, e detonou os direitos individuais dos brasileiros. A propósito, o AI-5 nominava pomposamente a ditadura como “intervenção militar”. Ernesto Geisel, irmão do “moderado” Orlando, assumiu sete anos depois, fechou o Congresso, aumentou o mandato presidencial de cinco para seis anos e retardou a transição para a democracia – que durou 21 ANOS para acontecer.

Se a história não ensina nada, talvez caiba a essa fatia dos manifestantes uma reflexão sobre os efeitos da defesa de uma intervenção militar. A ideia só vai gerar comoção entre os que não são favoráveis a esse crime. E desqualifica a legitimidade daqueles que protestam contra o governo.

Trocando em miúdos, é um tiro no pé.


Crédito André Gonçalves- Conexão Brasilia