sábado, 10 de junho de 2017

FARRA DAS ONGS

Associação dos Municípios da Região da Laguna (AMUREL) recebeu em três anos 9 milhões de reais. (Doc. anexo)

Em Santa Catarina, o Observatório Social de São José e Vigilantes da Gestão do Paraná em levantamento junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) descobriram que entidades de Prefeitos, município e câmaras consumiram mais de 123 milhões em 2014, 2015, 2016.
As duas entidades entraram com pedido conjunto no Ministério Público para a instauração de investigação e suspensão dos pagamentos com devolução dos reapasses feitos.

A representação foi encaminhada a Procuradoria Geral do Ministério Público de SC e em cada promotoria da sede das ONGS.

Click e veja matéria completa,



Fontes: 
http://www.vigilantesdagestao.org.br/category/noticias/page 

- Observatório Social São José

341° Festa de Santo Antônio: Procissão em Laguna ocorre neste sábado


Do notisul

Desde o último dia 1°, Laguna conta com atividades e celebrações da 341° edição da tradicional festa em honra ao padroeiro Santo Antônio dos Anjos. Neste sábado, a festa chega ao seu ápice com a transladação da imagem. A programação inicia às 17 horas, com a saída de Santo Antônio da igreja Matriz para a igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso. Às 18 horas terá a Santa Missa na igreja Nossa Senhora Auxiliadora e às 19 horas, com participação das bandas Carlos Gomes e União dos Artistas, espetáculo do coral “Laguna em uma só voz”.

Na chegada da imagem à Igreja Santo Antônio, haverá show pirotécnico e trezena com o padre Lenoir Steiner e o vice-governador Eduardo Moreira. A presença do governador Raimundo Colombo (PSD) também está confirmada.

Já no dia do santo, comemorado na próxima terça-feira, será realizada missa festiva em louvor ao padroeiro, presidida pelo bispo Dom João Francisco. Também terá a posse dos novos membros da Irmandade de Santíssimo Sacramento e Santo Antônio. Às 15 horas ocorrerá uma procissão motorizada, com a benção dos veículos na chegada. Às 18 terá Santa Missa e as 19h30min Trezena de Santo Antônio dos Anjos.

Santo Antônio dos Anjos


A imagem de Santo Antônio exibida na procissão em Laguna foi esculpida em 1850, na Bahia. O padroeiro de Laguna segura na mão direita uma cruz e, na esquerda, as sagradas escrituras e o menino Jesus.

Del Vino: Festival de inverno fomenta economia na Praia do Rosa


Do Notisul

Evento de lançamento do festival Del Vino ocorre na próxima quarta-feira, no hall da prefeitura de Imbituba.
Lareira, frio, boa gastronomia e muito vinho. Tudo isso reunido em um só lugar: a Praia do Rosa. Este é o cenário do Del Vino, o festival que abre oficialmente a temporada de inverno na praia. Integrando a programação de comemoração aos 59 anos de Imbituba, a prefeitura, em parceria com o núcleo de turismo da Associação Comercial de Imbituba (Acim) da Praia do Rosa, lança, na próxima quarta-feira, a 4ª edição do evento. A solenidade está marcada para as 18 horas, no hall da prefeitura.

Do dia 4 a 13 de agosto, as pousadas e os restaurantes terão uma programação intensa, com jantares, almoços e workshops, harmonizados com pratos dos renomados chefs locais e música ao vivo. Isso sem contar a presença de personalidades do universo dos vinhos.

Entre os confirmados está o enólogo François Hautekeur, da LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton, o maior conglomerado de luxo do mundo. Esta é a segunda participação do francês, que chegará ao Brasil e seguirá direto para o Del Vino. O sommellier Eduardo Lopes, da Vinícola Chilena Concha Y Toro, também estará na programação do festival.

Del Vino e o turismo de observação das Baleias Francas

Além de muito vinho, o Del Vino divide espaço com o espetáculo promovido por outros visitantes ilustres. São as Baleias-Francas, que todos os anos migram da Patagônia, saindo das águas geladas do Oceano Atlântico, para as baías quentes do Litoral de Santa Catarina. A região de Imbituba e Garopaba é conhecida internacionalmente como o berçário destes mamíferos nos meses de junho a outubro.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Venda de planos de saúde de 14 operadoras está suspensa a partir de hoje. Acesse as listas.

No primeiro trimestre deste ano, a ANS registrou 14.537 reclamações de natureza assistencial -Arquivo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

A partir de hoje ( 9), está suspensa a comercialização de 38 planos de saúde de 14 operadoras, por causa de reclamações, recebidas no primeiro trimestre deste ano, relativas à cobertura assistencial e à demora no atendimento. A medida é resultado do monitoramento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.

De acordo com a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho, 739 mil consumidores estão sendo protegidos com a medida. Para ela, o monitoramento e a proibição da venda dos planos incentivam as operadoras a melhorar o atendimento. “Ao proibir a venda dos planos que estão sendo alvo de reclamações recorrentes sobre cobertura, a ANS obriga as operadoras a qualificar o serviço para atender com eficácia aos usuários. Somente mediante a adequação do atendimento, essas operadoras poderão receber novos clientes”, disse.

No primeiro trimestre, a agência registrou 14.537 reclamações de natureza assistencial, no período de 1º de janeiro a 31de março. “Desse total, 12.360 queixas foram consideradas para análise pelo programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Foram excluídas as reclamações de operadoras que estão em portabilidade de carências, liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de carteira, cujos planos não podem ser comercializados em razão do processo de saída ordenada da empresa do mercado”, diz a ANS.

Segundo a agência, os clientes dos planos suspensos estão protegidos. Eles continuam a ter assistência normal até que as operadoras solucionem os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Das 14 operadoras que figuram na lista, quatro já tinham planos suspensos no período anterior (quarto trimestre de 2016) e dez não constavam na última lista de suspensões.

Paralelamente, seis operadoras poderão voltar a comercializar 30 produtos que estavam impedidos de ser vendidos. Isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos beneficiários. Das seis operadoras, três foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos e três tiveram reativação parcial.

A medida é preventiva e vigora até a divulgação do próximo ciclo (segundo trimestre). Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.



Só sabem pedir paciência

Foto Imbituba vinte quatro horas

A praticamente seis (6) meses governando somente agora a Prefeitura de Imbituba se tocou que é preciso verificar o estado das unidades escolares.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Filipe Dias Antônio pede paciência a comunidade escolar e culpa as chuvas por problemas nos prédios escolares e vias de acesso, mas a comunidade escolar sabe que os problemas antecedem as chuvas.

Faltou manutenção das escolas, prevenção e manutenção das vias de acesso.
As chuvas somente agravaram o quadro.

Pais, alunos e professores esperam com paciência melhorias, mas observam atentamente a confusão administrativa na Prefeitura.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

STF reconhece validade da Lei de Cotas para negros em concursos públicos

 Reparação histórica

da Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu hoje (8) a validade da lei que reserva a negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal direta e indireta, no âmbito dos Três Poderes. A decisão foi unânime.

O julgamento teve início em maio, quando o relator do caso no STF, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela constitucionalidade da norma. Em seu voto, o relator afirmou que a Lei de Cotas (12.990/2014), embora crie uma vantagem competitiva para um grupo de pessoas, não representa nenhuma violação ao princípio constitucional da igualdade.

Barroso considerou, entre outros fundamentos, que a lei é motivada por um dever de reparação histórica decorrente da escravidão e de um racismo estrutural existente na sociedade brasileira. “É uma reparação histórica a pessoas que herdaram o peso e o custo social e o estigma moral, social e econômico que foi a escravidão no Brasil e, uma vez abolida, entregues à própria sorte, sem condições de se integrarem à sociedade”, argumentou.


A ação que defendeu a constitucionalidade da Lei de Cotas foi apresentada  pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ex-agente da CIA revela como foram as tentativas fracassadas de assassinar Fidel

"O trabalho que eu fazia era aquele que os terroristas fazem. Só não tinha esse nome". Ex-agente da CIA revela detalhes sobre as tentativas frustradas de assassinar Fidel Castro

Por Pragmatismo político

Antonio Veciana, um cidadão cubano e ex-espião da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos), diz que a sua é “uma história de fracasso”, pois dedicou a vida a tentar matar Fidel Castro e desestabilizar o governo instituído após a Revolução Cubana – sem sucesso.

Aos 88 anos, Veciana, que vive em Miami, nos EUA, falou à agência de notícias AFP sobre sua história, a propósito do lançamento de seu livro “Trained to kill” (“Treinado para matar”, em tradução livre).
O trabalho que eu fazia era aquele que os terroristas fazem. Só não tinha esse nome”, disse o ex-agente. “Eu era um terrorista improvável: era magro, asmático e cheio de inseguranças.”

Ele conta que foi recrutado em 1959 pelo agente norte-americano David Atlee Phillips, codinome “Bispo”, que o treinou em Havana para matar Fidel – que, após sobreviver a mais de 600 tentativas frustradas de assassinato, morreu em novembro do ano passado de causas naturais.

Veciana trabalhava como contador no Banco Nacional de Cuba e aprendeu a passar despercebido, planejar ações, ser inescrupuloso e não confiar em ninguém.

A princípio, a ideia era desestabilizar”, contou, dizendo que seu trabalho era criar e espalhar informações falsas sobre supostas ações do governo cubano.
A primeira que criou foi um boato sobre uma suposta lei que permitiria que o governo retirasse os direitos legais e de custódia dos pais sobre seus filhos.
A partir desse rumor, entre 1960 e 1962 cerca de 14 mil crianças e adolescentes foram enviados por suas famílias para os EUA, um êxodo infanto-juvenil conhecido como “Operação Peter Pan”. A operação foi apoiada pela Igreja Católica, que enviava os menores desde Cuba e os recebia em acampamentos na Flórida.

Muitos pais e mães se encontraram com seus filhos depois, mas outros nunca mais os viram, porque morreram ou porque não conseguiram sair do país”, disse Veciana, que diz não se arrepender de seu papel na separação de milhares de famílias.

Pode ter sido irresponsável, mas eu fiz o que fiz por convicção”, afirmou. “Estava convencido de que estava fazendo a coisa certa, e faria de novo.”
Ele fugiu para os EUA em 1961 após uma tentativa frustrada de assassinar Fidel Castro. Em Miami, ele fundou um grupo paramilitar chamado Alpha 66, que nos anos 1960 e 70 promoveu ações – cuja magnitude era “sempre exagerada”, segundo ele – contra o governo cubano.

Veciana disse ter se sentido “traído” pelo então presidente dos EUAJohn F. Kennedy, que retirou o apoio norte-americano a grupos paramilitares de cubanos anticastristas na tentativa frustrada de invasão da Baía dos Porcos, em 1961.

À AFP, ele disse ter visto o ex-agente Bispo se encontrar com o ex-fuzileiro naval Lee Harvey Oswald meses antes do assassinato de Kennedy, em 1963. Oswald foi depois identificado como o atirador que matou o então presidente dos EUA em Dallas, no Texas.

Veciana tentou mais uma vez matar Fidel durante uma visita do líder cubano a Santiago do Chile – e mais uma vez falhou. Seus esforços para difamar Ernesto “Che” Guevara depois da morte do revolucionário argentino na Bolívia, em 1967, também falharam, já que Che acabou se tornando um ícone mundial da esquerda.

Ele se aposentou em 1979, após 20 anos de tentativas frustradas de derrubar Fidel e a Revolução Cubana. “Eu tento não pensar muito nisso, porque a minha história é uma história de fracassos”, disse o ex-agente à AFP.


Inscrições para o ProUni do segundo semestre terminam amanhã


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 terminam amanhã (9). Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do ProUni na internet. O Ministério da Educação (MEC) informou que serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior, um aumento de 17% em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

O ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição. Só poderão participar do processo seletivo os candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e não ter tirado zero na redação.

O estudante pode concorrer a uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder a 1,5 salário-mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários-mínimos. O ProUni possui ainda ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta.

Até as 11h de terça-feira (6), dia que as inscrições foram abertas, o sistema já havia registrado 71.942 inscritos, num total de 137.761 inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso.

Cronograma

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, a primeira chamada será feita em 12 de junho e a segunda prevista para o dia 26 de junho. O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada; de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.


Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Neste caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

Fonte Agência Brasil

TCE/SC determina ao Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) cancelamento de licitação por possíveis irregularidades


Irregularidades constatadas no edital de Pregão Presencial n.05/2017 para aquisição de caminhão a ser transformado em auto-bomba tanque e resgate, destinado ao Corpo de Bombeiros no município de Imbituba SC levaram a Diretoria de Controle de Licitações e Contratações do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) notificar o prefeito Rosenvaldo da Silva Junior (PT), a sustação imediata do Edital do Pregão Presencial 05/2017.

Entenda

Os fatos se refere à ação para sustar o Pregão  apresentada pelo Sr. Francisco Carlos Silva , representante da Empresa RF Comércio e Caminhões contra possíveis irregularidades no pregão eletrônico presencial, lançado pela Prefeitura Municipal de Imbituba/FUNREBOM visando aquisição de caminhão para o Corpo de Bombeiros no valor previsto de R$226.180,00.


O corpo técnico do TCE, no entanto, ao analisar os documentos, acatou o reclame da Empresa RF Comércio e Caminhões e determinou cautelarmente o Prefeito Rosenvaldo Silva Junior (PT) sustação do pregão e adotasse medidas corretivas  ou promover a anulação da licitação lançado pela Prefeitura Municipal de Imbituba / FUNREBOM, em razão das irregularidades abaixo:

- exigência restritiva à competição;

- até mesmo direcionamento a uma determina marca;

- encaminhe ao Tribunal os orçamentos que levaram a fixar o preço máximo de R$222.800,00 para o veículo.

Diante dos fatos, a possibilidade de grave lesão ao erário, deve levar o Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) retificar todas as impropriedades  averiguadas até o momento.

A Sociedade não aguenta mais ser surpreendida com este tipo de notícias.

Chega!


quarta-feira, 7 de junho de 2017

Moralmente inaceitável! Hospital São Camilo recebe dinheiro federal, mas não quer discutir com a sociedade dificuldades financeiras


hsc-recebe-doação-do-festival-nacional-do-camarão

A negativa da Administração do Hospital São Camilo em participar de audiência pública na Câmara de vereadores de Imbituba para discutir a situação financeira e Clínica do Hospital causou surpresa nos meios políticos da cidade bem como no conjunto da população já que constantemente vereadores, Prefeito e sociedade são chamados e se mobilizam para fazer campanhas em prol da Instituição. Vale lembrar que o Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) é Médico da Instituição e já foi diretor clínico.

O Hospital recebe dinheiro Público Federal através de convênios com o Fundo Nacional de Saúde (foto abaixo), portanto é moralmente aceitável que se coloquem a disposição da sociedade para debater as dificuldades que constantemente passam.

Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI:
836724 (Redireciona para o Portal Convênios – SICONV)
Situação:
Em Execução
Nº Original:
30039/2016
Objeto do Convênio:
AQUISICAO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL PERMANENTE PARA UNIDADE DE ATENCAO ESPECIALIZADA EM SAUDE
Orgão Superior:
MINISTERIO DA SAUDE
Concedente:
DIRETORIA EXECUTIVA DO FUNDO NAC. DE SAUDE
Convenente:
ASSOCIACAO BENEDITINA DA PROVIDENCIA - ABENP
Valor Convênio:
150.000,00
Valor Liberado*:
150.000,00
Publicação:
13/12/2016
Início da Vigência:
28/11/2016
Fim da Vigência:
28/11/2017
Valor Contrapartida:
0,00
Data Última Liberação:
10/05/2017
Valor Última Liberação:
150.000,00
Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI:
837367 (Redireciona para o Portal Convênios – SICONV)
Situação:
Em Execução
Nº Original:
32796/2016
Objeto do Convênio:
AQUISICAO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL PERMANENTE PARA UNIDADE DE ATENCAO ESPECIALIZADA EM SAUDE
Orgão Superior:
MINISTERIO DA SAUDE
Concedente:
DIRETORIA EXECUTIVA DO FUNDO NAC. DE SAUDE
Convenente:
ASSOCIACAO BENEDITINA DA PROVIDENCIA - ABENP
Valor Convênio:
96.765,00
Valor Liberado*:
96.765,00
Publicação:
13/12/2016
Início da Vigência:
28/11/2016
Fim da Vigência:
28/11/2017
Valor Contrapartida:
0,00
Data Última Liberação:
18/05/2017
Valor Última Liberação:
96.765,00
Convênios com o Fundo Nacional de Saúde

Você cidadão e cidadã o que acha disso tudo?

Foto Sul in Foco

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Programação da semana do meio ambiente em Imbituba caiu na mesmice


Apesar de abnegação de algumas entidades nada mudou na programação da semana do meio ambiente na Cidade de Imbituba.

Caiu na mesmice, nada de novo, nenhuma ação concreta para que aponte caminhos à sociedade da necessidade de reforçar medidas de preservação dos bens naturais.

Os problemas em nossa região são imensos, vai desde a qualidade de ar, a preservação de dunas, invasão de áreas de preservação, desmatamento da mata atlântica, poluição das praias, uso da água e operação do Sistema, etc.

Mas a Prefeitura preferiu seguir o figurino de outras gestões e apresentou a sociedade uma programação burocrática, em outras palavras para encher linguiça na programação Geral que priorizou concursos de Miss, Mister e outros.

Não foram capazes de construir parcerias e usar a inteligência das Universidades de nossa região para fomentar debates sobre o assunto e trazer experiências recentes de diversas entidades que possuam ações, programas, pesquisas inovadoras para as cidades.

Faltou o debate! Uma simples reunião do Conselho Municipal de defesa (CODEMA) no dia 7 na sala de reuniões da Prefeitura é muito pouco, mas vamos com o que temos.


É de doer!

domingo, 4 de junho de 2017

É dever dos governos municipais realizar obras de manutenção e prevenção


...competências em matéria ambiental na constituição de 1988
-“O Estado tem como responsabilidade fornecer prestações socioambientais (moradia, saúde, alimentação, renda mínima, assistência social, qualidade ambiental, etc.) às pessoas e, principalmente, àquelas atingidas por tais episódios[1]”.


-“O artigo 2º da Lei 12.608/12 deixa bem claro que é dever da União, dos estados, do distrito federal e dos municípios adotarem as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre”.

Dito isso! Ouço frequentemente de alguns  a máxima que “contra a natureza não tem o que fazer”. Em alguns casos puro engano e em outros a malandra tentativa de eximir responsabilidades.

É dever dos governos municipais realizar obras de manutenção e prevenção.


Na região as chuvas trazem enchentes, ruas intrafegáveis, dificuldades de acesso a escolas, ao trabalho, etc e na maioria das vezes é descaso de governos fracos e medíocres completamente desarticulados com o Estado e a Federação, que não planejam, não fazem manutenção das bocas de lobo e não realizam drenagens das vias públicas.

É dever dos governos municipais realizar obras de manutenção e prevenção, a falta desse serviços ameaçam à integridade material e física daqueles que se encontram ou residem no local implicando em responsabilidade civil à Municipalidade.

É isso! Cidadão lesado pode cobrar do Município danos que por ventura sofrer com perca material e humana.

E para aqueles que defendem governos incompetentes fica nossa tristeza.

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.”
(Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente)


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

 Quando o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado?
Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.
Descrição: https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003220;ord=1496616778470
Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

 Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante?
Espera-se que, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido amplamente ao redor do mundo. São realizadas campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governantes e empresas.

 Como eu posso ajudar o meio ambiente?
Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. Veja a seguir algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:

  • Economize água e energia;
  • Não compre animais silvestres sem autorização;
  • Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
  • Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Reaproveite e recicle;
  • Não desperdice alimentos e fiscalize agressões ao meio ambiente de sua cidade.