quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O retorno do ex-prefeito Beto Martins ao PSDB embaralha o quadro político em Imbituba


Beto Martins retorna a sua casa (PSDB) e segundo ele não sairá mais. (foto blog do prisco)

Ex – Prefeito José Roberto Martins apesar de garantir que não voltou à sigla para ser candidato terá papel de destaque nas eleições para governo do estado e deputados federais em outubro próximo, provavelmente porque seu novo partido, PSDB, participará com chapa majoritária.

Beto foi prestigiadíssimo no evento de retorno às origens, que contou com as participações do presidente estadual Marcos Vieira, dos senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, do deputado estadual Serafim Venzon, do suplente de deputado Dóia Guglielmi, da deputada federal Geovânia de Sá e do prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes.

Em Imbituba o ressurgimento de Beto Martins embaralha o quadro político para a sucessão de Rosenvaldo Junior em 2020 e o rearranjo de forças políticas que se confrontaram em 2016 será a marca das eleições.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Quem tem direito à isenção do IPTU em Imbituba?



Estão isentos, Aposentados e pensionistas que possuir um único imóvel (onde resida) e comprovante de renda familiar mensal de até R$ 1.330,00, além dos documentos pessoais (CPF, RG, certidões de casamento, óbito ou nascimento - conforme o caso - e Carteira de Trabalho própria e do cônjuge);

- Profissionais autônomos e/ou desempregados: possuir um único imóvel (onde resida) e comprovante de renda familiar mensal de até R$1.064,00, além dos documentos pessoais (CPF, RG, certidões de casamento, óbito ou nascimento - conforme o caso - e Carteira de Trabalho própria e do cônjuge).

Os contribuintes que têm direito a isenção de pagamento para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) precisam protocolar seus pedidos de isenção do IPTU no setor de Tributação da Prefeitura para obterem as informações necessárias para o preenchimento dos requisitos exigidos.

Locais de atendimento
No Departamento de Tributação e em qualquer um de seus setores localizados no Paço Municipal Prefeito Nelson Souza, na Rua Ernani Cotrin, 601, Centro, das 13:00 às 19:00h e nas sedes das Secretarias de Desenvolvimento Regionais:
Norte, localizada na Marginal da BR 101, s/nº - Alto Arroio;
Oeste, localizada na Rua João Paulo, s/nº - Nova Brasília;
Sul, localizada na Rua João Leopoldino Souza, s/nº - Roça Grande;
Nos postos de saúde de Ibiraquera, Vila Nova Alvorada, Itapirubá e Guaiuba

Fundamentos Legais:
Lei Complementar nº  3821/2010 de 27/12/2010
Dispõe sobre isenção do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana do município e dá outras providências.
Texto
Art. 1º Fica isento do pagamento do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana:
I - o contribuinte que seja aposentado ou pensionista, pessoa física, que satisfaça simultaneamente as seguintes condições:

a) possua um só imóvel, edificado com construção unifamiliar, utilizado para sua residência permanente;

b) cuja renda mensal familiar seja igual ou inferior a 500 UFM (quinhentas Unidades Fiscais do Município), vigente na data do protocolo do pedido de isenção;

II – o contribuinte, pessoa física, que satisfaça simultaneamente as seguintes condições:

a) possua um só imóvel, edificado com construção unifamiliar, utilizado para sua residência permanente;

b) cuja renda mensal familiar seja igual ou inferior a 400 UFM (quatrocentas Unidades Fiscais do Município), vigente na data do protocolo do pedido de isenção.

III – O ex-combatente, ou viúva deste, proprietário, posseiro ou titular de domínio útil do imóvel utilizado para sua residência definitiva;

IV – O imóvel com restrição de uso em razão de:

a)estar localizado em área de preservação permanente segundo a legislação vigente; ou

b)  ter sido invadido por dunas.

§ 1º A isenção de que trata o inciso III deste artigo poderá ser concedida em até 100% (cem por cento) do valor do imposto, segundo o grau da restrição de uso do imóvel a ser definido por profissional técnico do órgão responsável pelo meio ambiente do Município.

§ 2º A isenção prevista neste artigo deverá ser requerida pelo contribuinte, ao titular da Secretaria da Fazenda, em processo regular protocolado na Prefeitura até o dia 31 de julho do ano anterior ao do lançamento.

Art. 2º Esta Lei Complementar entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário, em especial a Lei n° 3.030 de 30 de janeiro de 2007.

Complemento
MENSAGEM Nº  186/2010.
Imbituba, 20 de dezembro de 2010.

Exmo. Sr.

Vereador CHRISTIANO LOPES DE OLIVEIRA

DD. Presidente da Câmara Municipal de Imbituba e

Srs. Membros do Poder Legislativo

NESTA:

Prezados Senhores,

De acordo com a legislação em vigor, temos a honra de vir à presença de Vossas Excelências, para a elevada deliberação desse Poder Legislativo, EM REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL, o incluso Projeto de Lei Complementar que Dispõe sobre isenção do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana do município e dá outras providências.

A justificativa a presente proposição encontra-se na Exposição de Motivos da Secretaria Municipal da Fazenda, em anexo.

Desta forma, estamos certos de podermos contar com o apoio dos Nobres Vereadores na apreciação e aprovação deste Projeto de Lei.

Atenciosamente,

José Roberto Martins

Prefeito Municipal

IPTU de Imbituba já está a disposição do contribuinte.

Veja abaixo matéria divulgada pela Prefeitura de Imbituba

A taxa de lixo também já está disponível para a quitação. Já as cobranças como Tflee e ISSF podem ser pagas com desconto de 10% em cota única até 9 de março

Prazo para pagar o IPTU com 20% em Imbituba termina no próximo dia 25

Fonte: Prefeitura de Imbituba

Os contribuintes de Imbituba têm até o próximo dia 25 para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em conta única, com desconto de 20%. Após esse prazo, o contribuinte poderá pagar o valor com 10% de desconto, em cota única, até o dia 10 de abril ou parcelar em até cinco vezes.

O imposto já está disponível, pode ser por meio do endereço eletrônico www.imbituba.sc.gov.br. Para imprimir a guia de pagamento, o contribuinte precisa ter em mãos o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel cadastrado no banco de dados da prefeitura. Com isso, ao entrar no endereço, deve clicar no link abaixo do site “Guia de IPTU”. Basta digitar o número do documento e clicar nas guias para fazer a impressão. Também é possível solicitar em tempo hábil, o documento correspondente pelos endereços eletrônicos tributos@imbituba.sc.gov.br, cadastro@imbituba.sc.gov.br ou itbi@imbituba.sc.gov.br.

A Taxa de coleta de resíduos sólidos (Colix), também já está disponível para pagamento em cota única, até 25, estão disponíveis, acessando o site da Prefeitura, no link ‘Guias Diversas’, bastando informar CPF e/ou CNPJ do contribuinte. A guia, além do site, está disponível para retirada nos seguintes locais: diretamente no Departamento de Tributação da Prefeitura ou nas secretarias regionais, nos endereços informados acima, ou poderá requerê-lo em tempo hábil pelos endereços eletrônicos cadastro@imbituba.sc.gov.br, itbi@imbituba.sc.gov.br, ou ainda, tributos@imbituba.sc.gov.br


Já o Imposto Sobre Serviço Fixo (ISSF) e a Taxa de Fiscalização para Localização de Estabelecimentos (TFLE), relativos ao exercício de 2018, já estão disponíveis para pagamento com 10% de desconto, em cota única, com prazo até dia 09 de março. O contribuinte pode retirar a guia de recolhimento municipal no site da Prefeitura, no link “Guias Diversas >> Guia de ISS”, bastando informar CPF e/ou CNPJ do contribuinte, diretamente no Setor de Fiscalização Tributária na sede do Poder Executivo, ou ainda, poderá requerê-lo em tempo hábil pelo endereço eletrônico fiscalizacao@imbituba.sc.gov.br.

Quem mente?

Segundo LIESLA, não haverá desfile das escolas em Laguna porque prefeitura não repassou recursos. (foto sulinfoco)

O Carnaval de Rua em Laguna pode estar comprometido este ano.  
A  Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna (Liesla) através do presidente, João de Sousa Júnior afirma que novamente não haverá o desfile das escolas de samba, porque o Município não repassou recursos.

O prefeito contesta a Liga das escolas de samba e afirma que para o recurso seja entregue à Liesla é necessário  cumprimento de exigências legais, como apresentação de projetos e de despesas, por exemplo. “Se não for feito isso, não será possível disponibilizar, porque neste caso haverá impedimento jurídico”, destaca Mauro Candemil.

Já presidente da Liesla diz, no entanto, que os projetos solicitados já foram enviados, mas que até agora o recurso não foi depositado. “Se este valor não estiver na conta da liga até amanhã, dia 10, não haverá nem o evento de pré-carnaval”, revela. “O pré-carnaval é um evento que requer estes recursos, pois acontece de quinta a domingo, por três semanas”, completa.

Laguna tem hoje cinco escolas de samba: Brinca Quem Pode, Mocidade Independente, Os Democratas, Vila Isabel e Xavantes, mas há alguns anos o desfile não acontece na cidade. No ano passado já não houve recursos e, em 2016, aconteceu apenas um pequeno evento.

Nesse cabo de guerra quem perde são os foliões e o desenvolvimento Turístico no município.

Quem mente?

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Praia do Porto em Imbituba está imprópria para banho, diz Fatma

Praia do Porto (próximo ao posto 8 - esquerda do Molhe Central) foi considerada imprópria para banhistas

A promessa eleitoral do Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) e seu vice Luiz Gonzaga Carvalho de rigor na fiscalização aos desmandos ambientais não se confirmou.

A um ano no comando do município a gestão PT/PMDB corre galopando para realizar o maior estelionato eleitoral que Imbituba já presenciou.

Mais uma vez a belíssima Praia do Porto (próximo ao posto 8 - esquerda do Molhe Central) foi considerada imprópria para banhistas no primeiro relatório das condições das praias em 2018, divulgado pela Fátima, demonstrando que a prefeitura de Imbituba, seus órgãos de fiscalização e ambiental não fizeram sua parte.

O problema continua. Até quando?


Conforme a Fatma, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos.