quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula


Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula na instituição escolhida. Também é o último dia para os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na lista de espera manifestar interesse.

Para isso, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro.

Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais e 100 públicas federais.


O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.

Com informações Agência Brasil

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Os segredos da renda turca pelas mãos de uma brasileira

A renda que é considerada Patrimônio da Humanidade e é representada por artesã brasileira

do Divaholic

por GGN

Em um livro incrível, chamado “1001 Dentelliéres”, o francês Michel Bouvot reúne trabalhos de rendeiras de 15 países, e entre elas está Solange Maria Gonçalo de Oliveira, representando o Brasil com seu trabalho de Renda Turca. Tanto no país de origem quanto no exterior a artesã é referência quando o assunto é renda. Os nomes dessa renda podem variar de acordo com cada região. Na Itália por exemplo, a Renda Turca é conhecida como Puntino Ad Ago, e no Brasil pode-se encontrar como Renda Turca de Bicos ou Renda Singeleza. Independente da parte do mundo esse é um artesanato manual já considerado Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.


A Renda Turca é uma arte antiga e rara, feita com agulha e linha, e seu processo é semelhante ao utilizado para fazer redes de pesca. Criatividade e técnica é o que direciona essa arte que pode ser usada para desenvolver acessórios, vestidos, casacos, bolsas, toalhas, artigos de decoração, aplicações, e o que mais a sua imaginação permitir. O design do entrelaçar dos fios é o que a diferencia das demais rendas, e até mesmo do crochê e do tricô, servindo também como referência para estampas, impressões, texturas, e demais artes visuais.


Com um pouco de paciência é possível produzir muitos artigos em Renda Turca com desenhos variados. Vale a pena frisar que como em qualquer arte feita com exatidão, o tempo é um elemento demorado na fabricação, e uma peça como uma toalha leva cerca de 30 dias para ficar pronta. A regra é simples, quanto mais complexo mais demorado.

Quer aprender a fazer a Renda Turca? Assista abaixo a introdução passo a passo com a artesã Lúcia Helena Paludetto: